Nove Práticas Para Desintoxicação Sazonal

Muitas culturas tradicionais dão particular importância à mudança das estações, organizando festas e rituais em torno destas épocas. A prática de honrar esses momentos de transição é uma oportunidade para as pessoas de refletir sobre os meses anteriores e antecipar o que virá adiante.

De acordo com a tradição ayurvédica, assim como o mundo natural se transforma a cada mudança das estações, assim, também, a nossa fisiologia mente-corpo. O ambiente é o nosso corpo estendido e, portanto, mudanças que estão ocorrendo fora de nossos corpos também estão ocorrendo dentro dele. Durante esses períodos, é comum que certas energias dentro de nós tornem-se agravadas e possam contribuir para doenças ou enfermidades. Além disso, os desequilíbrios em nossa dieta e estilo de vida podem se manifestar em sintomas mais perceptíveis.

RETORNAR AO EQUILÍBRIO
À medida que passamos para a estação do outono no hemisfério norte (e primavera no hemisfério sul do planeta), é um momento ideal para sentar e refletir sobre o que pode estar fora de equilíbrio em nossas vidas, em seguida, tomar as medidas para restaurar nosso equilíbrio. A Ayurveda recomenda um processo de limpeza sazonal, purificação e renovação em que nós eliminamos qualquer toxicidade física e emocional que temos acumulado, permitindo que a nossa mente-corpo possa retornar a um estado natural de equilíbrio e saúde.

Depois de termos nos livrado das toxinas armazenadas , que impedem o livre fluxo de energia e informações através de toda a nossa fisiologia, então podemos nos engajar em práticas de rejuvenescimento que nutrem a nossa vitalidade e bem estar.

UM PROGRAMA DE DESINTOXICAÇÃO PARA FAZER EM CASA
Reconhecendo o valor de regular limpeza e rejuvenescimento, o Centro Chopra oferece o programa Saúde Perfeita, que inclui uma dieta simplificada e natural, tratamentos diários de massagem ayurvédica, suplementação à base de ervas, uma consulta médica mente-corpo, meditação e yoga. Alguns convidados retornam regularmente para a limpeza e renovação sazonal, e outros vêm para restaurar o equilíbrio após uma grande mudança de vida. Ao participar desse processo em um ambiente de amor e de suporte, os clientes acham que podem despertar suas habilidades de cura interior do corpo. Após uma semana de imersão na autoconsciência e carinho, eles se sentem mais equilibrados, revigorados e dispostos a se reintegrar em suas vidas diárias.

Se você não estiver disponível para se juntar a nós no Centro Chopra, pode se beneficiar de uma limpeza e retiro de rejuvenescimento em sua casa, para o seu próprio autocuidado. Sugerimos você reservar uma semana ou, pelo menos, um fim de semana prolongado, para consegurir se desligar o máximo possível do mundo exterior.

Muitas pessoas se preparam para esse período estocando alimentos saudáveis, colocando em dia contas e recados, deixando os amigos e familiares saberem que estará indo para um retiro pessoal e não vai responder os e-mails ou telefonemas. Do melhor jeito que puder, crie um espaço sagrado para si mesmo, onde você não será incomodado ou distraído. Também é importante mobilizar as pessoas diretamente ao seu redor para respeitar este seu momento, aliviando você do máximo possível de obrigações.

Um programa rigoroso de limpeza e rejuvenescimento inclui:

1) Meditação Prática e Respiração Profunda
A prática da meditação e respiração profunda restaura nossa mente-corpo num lugar de harmonia e unidade com a nossa verdadeira natureza. Em muitas tradições orientais de cura, estas importantes práticas de auto-conhecimento são a base de conexão com a nossa divindade ou essência espiritual, que é a fonte de toda cura.

Uma prática simples de meditação, usada por milhares de anos, é a técnica de observar a respiração. Você pode tentar esta meditação agora , ao encontrar um lugar calmo para se sentar confortavelmente. Agora feche os olhos e coloque sua atenção sobre o ato de inspirar e expirar de sua respiração. Se sua mente se afastar de sua respiração, gentilmente envie-a novamente para o objeto de seu foco. Tente isso por alguns minutos e observe como seu corpo e mente se sentem antes e depois da prática. Você pode usar esta prática de meditação durante o seu processo de limpeza e rejuvenescimento.

Você também pode querer explorar Desafio de Meditação 21 Dias, do Centro Chopra , que oferece meditações diárias guiadas em áudio. Existem várias séries para escolher, que você pode baixar e usar durante sua limpeza e também depois. (Encontre mais informações sobre meditações guiadas aqui).

A Respiração Curadora
A respiração profunda é uma prática de yoga que é profundamente relaxante e de limpeza. Há muitas técnicas diferentes. Para efeitos da limpeza, sugiro que você pratique a técnica de respiração das narinas alternadas, usando uma a cada dia , conhecida como nadi shodhana. Esta antiga técnica iogue restaura o equilíbrio do corpo e da mente. (Encontre instruções para a respiração alternada aqui).

2) Exercício para Libertar Mente-Corpo
Várias formas de exercício mente-corpo mobilizam e movimentam as toxinas armazenadas para fora do corpo físico e emocional e para nossos canais de eliminação. Quando realizada de forma deliberada e consciente, yoga é uma prática profunda de limpeza e rejuvenescimento que também nos ajuda a experimentar a unidade do nosso corpo, mente e espírito.

Outros exercícios mente-corpo incluem tai-chi, chi caminhada e qigong. Eu recomendaria caminhar consciente e atento, ou outras atividades suaves (nada que exija muita energia, como ciclismo ou corrida - esta é uma semana para renovar). Este movimento pode ser praticado por 30-60 minutos por dia, de preferência de manhã e ou início da noite.

3) Delicie-se com Terapia Diária da Sauna
Aquecer externamente nosso corpo aumenta a circulação para os nossos tecidos, mobiliza as toxinas, e dilata nossos canais de circulação (conhecidos como assrotas) para facilitar o movimento de retirada da toxicidade dos tecidos, para que elas possam ser mais facilmente eliminadas.

Muitas academias ou clubes de saúde têm saunas, se você já não pertence a um deles, você poderia encontrar um na sua vizinhança que ofereça uma semana de avaliação gratuita - ou tentar passar um dia no YMCA (tipo de ACM) ou outro centro de recreação pública. Se nenhuma dessas opções lhe estiver disponível, você pode tomar um banho muito quente de chuveiro para criar um efeito de sauna, com vapor úmido, ou deitar-se em uma banheira com água bem quente.

Ouça o seu corpo para guiá-lo, para determinar a quantidade adequada de tempo para aquecer o corpo. Porque existem diferentes tipos de mente-corpo (ordoshas), alguns podem se sentir prontos para sair da sauna ou banho depois de 5 a 10 minutos, enquanto outros podem permanecer por 15 a 20 minutos. Colocar um pano frio e úmido sobre sua cabeça reduz a chance de tontura e permite que a cabeça permaneça fria enquanto o corpo se aquece. Além disso, algumas pessoas podem preferir um sauna úmida, enquanto outras preferem calor seco.

Experimentar um pouco de cada tipo, para ver o que lhe serve melhor. Sente-se calmamente e imagine a toxicidade armazenada sendo mobilizada e eliminada. Um rápido enxague depois de sair do suadouro permite que você visualize a toxicidade liberada fluindo fora de você. Beba muita água antes e depois da sauna.

4) Desfrute os Alimentos Frescos e Ricos em Nutrientes
A Ayurveda nos ensina a usar a comida como remédio. Escolha vegetais, alimentos orgânicos de todas as cores e os prepare de uma forma saudável. Os fitoquímicos naturais rejuvenecedores das frutas e legumes neutralizam a toxicidade e restauram nossos tecidos e energias para o equilíbrio.

Idealmente, o alimento que você deve ingerir durante seu período de limpeza deve ser leve para fortalecer seu fogo digestivo, ou agni. Tente legumes no vapor, arroz e dahl, e grãos integrais. Evite alimentos processados, carboidratos refinados e produtos lácteos e de origem animal. Coma devagar e com consciência, prestando em atenção ao alimento e e apreciando a nutrição que a comida está lhe dando.

Para facilitar a digestão e eliminação/evacuação, faça esta gostosa receita de “bolas de felicidade com gergelim,” contendo ghee (manteiga clarificada), sementes de gergelim, passas e ervas com propriedades de limpeza e desintoxicação. (Encontre a receita aqui). Você pode consumir uma bola de gergelim duas vezes ao dia (manhã e final da tarde).

5) Trate-se com uma Massagem de Cura
Sua limpeza irá idealmente incluir massagem ayurvédica com grandes quantidades de óleos quentes com ervas. Massagem ayurvédica é projetada para liberar nossos canais de energia e circulação, e mobilizar/remover a toxicidade armazenada no fundo de nossos tecidos. Técnicas de massagem e toques de mãos nos energizam e rejuvenescem , e têm demostrado melhorar nosso humor e sensação de bem-estar, enquanto diminui o estresse. Se você não tem acesso à autêntica massagem ayurvédica, você pode se beneficiar de relaxamento ou outros tipos de massagem - o que lhe parecer melhor. 

Você também pode tratar-se diariamente com uma automassagem Ayurvédica conhecida como a auto-abhy. (Encontre aqui instruções para uma auto-abhy).

6) Experimente Ervas Desintoxicantes e Rejuvenescedoras 
A Ayurveda recomenda o uso de ervas específicas que podem limpar os órgãos e rejuvenescer os tecidos. Algumas das ervas recomendadas incluem triphala, ashwagandha, guggulu, brahmi, açafrão, gengibre e neem, entre outros. Estas ervas ajudam a fortalecer caminhos para a "desintoxicação própria” de nossos corpos. Elas também demonstraram conter úteis antioxidantes naturais e anti-inflamatórios, bem como vários produtos químicos anticâncer. A nível energético, elas também ajudam a equilibrar os nossos doshas (potenciais geradores de doenças).

As doses adequadas de certas ervas podem variar, dependendo do equilíbrio da pessoa e outros aspectos médicos. Verifique com seu médico ou orientador profissional de saúde, pois as recomendações variam conforme seu tipo de corpo-mente individual, as condições médicas, e outros medicamentos que você também esteja tomando. No entanto, a maioria das pessoas pode se beneficiar, sem quaisquer efeitos secundários, da seguinte prescrição:

Triphala: 1.000 mg, duas vezes por dia; As cápsulas de açafrão: 500mg, 2-3 vezes ao dia; Ashwagandha: 500mg, duas vezes por dia e chá de gengibre fresco: 5-6 porções/doses ao dia.

Como fazer Chá de Gengibre:
O chá de gengibre tem um forte efeito de limpeza no corpo, mobilizando as toxinas e restaurando equilíbrio. Beneficia o sistema digestivo e ajuda a reduzir o desejo por alimentos doces e salgados. Prepare o chá de gengibre, adicionando uma colher de chá de gengibre ralado ou fatiado fresco para cada xícara de água quente. Nós recomendamos você colocar o chá numa garrafa térmica, para poder saboreá-lo varias vezes, ao longo do dia.

7) Descansar Bastante
Nossa mente-corpo tem um incrível sistema de desintoxicação e de autocura, e se conseguirmos nos libertar, por algum tempo de alguns dos estressores diários e distrações da vida, poderemos melhorar os nossos inatos poderes de autocura . A cada dia, tome algum tempo para si mesmo, para sentar-se e descansar em um ambiente pacífico. Considere desconectar-se, não assistindo ao noticiário, ou reduzindo tempo desnecessário no computador ou telefone.

Tenha uma noite suficiente de sono e tire uma soneca/cochilo, se você sentir necessidade. Boa parte da cura do nosso corpo ocorre quando dormimos. Idealmente, devemos estar na cama por volta das 22 – 22:30h, a fim de maximizar o nosso processo de desintoxicação natural. A melatonina, hormônio natural do sono , é um importante anti-oxidante, e os estudos tem mostrado que tem efeitos benéficos sobre outros hormônios em nossos corpos, bem como sobre o sistema imunológico.

Luzes brilhantes e claridade suprimem os níveis de melatonina natural e torna-se mais difícil dormir, além de interferir com os demais efeitos benéficos que a melatonina tem sobre a nossa fisiologia, durante a noite. Por isso, temos que evitar uma iluminação ou claridade ou estimulação de luz a partir do final a tarde ate a noite. Aproveite esta semana para desenvolver uma boa rotina noturna. Engajar-se em atividades relaxantes à noite, para se preparar bem para o sono, tais como tomar chá de camomila ou de valeriana, e acender velas ou incensos perfumados com lavanda ou sândalo.

8) Conectar-se com a Natureza
Passar o tempo na natureza é profundamente restaurador. Tire um tempo durante a semana para alimentar cada um dos seus sentidos com a beleza e poder de cura da natureza. Andar descalço na terra.Olhar o céu e o espaço à noite,sentir o vento e o calor do sol em sua face, escutar barulho de água (há gravações maravilhosas de sons da natureza, caso não haja mar, cachoeira ou riacho perto de você).

9) Manter um Diário
A escrita é uma ferramenta extremamente útil para a auto-reflexão e a desintoxicação emocional. Tire um tempo a cada noite para escrever sobre como você tem se sentido fisica e emocionalmente. Observe pelo que você se sente grato para, em seguida, tentar identificar as coisas em sua vida que gostaria de eliminar. Escreva sobre como será sentir , quando essas coisas não desejadas foram eliminadas - e também procure identificar o que você gostaria de trazer para este espaço que você criará em sua vida.

Ao envolver-se em programas regulares de purificação e rejuvenescimento, você se permitirá eliminar qualquer toxicidade armazenada, assim como fortalecer e revitalizar a sua mente-corpo. Neste processo, você vai conectar-se com o seu todo, a sua totalidade e permitir que a sua bela e verdadeira natureza possa emergir.


Nota: As informações contidas neste artigo destinam-se somente para o seu uso educacional, e não são um substituto para consulta médica, diagnóstico, ou tratamento. Sempre procure orientação do seu médico ou outro qualificado provedor de cuidados com a saúde, fazendo qualquer pergunta que possa desejar sobre condição médica, ou antes de iniciar uma dieta, programa de condicionamento físico ou qualquer outro programa de saúde.

A Dra. Sheila Patel é uma médica de família certificada, especialista em Ayurveda, e Diretora de Programção de Saúde do Centro Chopra.

Fonte: The Chopra Center

Tradução: Nair Baranski
E_mail: [email protected]