Na Esfera da Alma

Artigos Acessos: 1747

Na esfera da alma criamos saúde e doença, riqueza e miséria, amor e abandono, que se refletem na nossa realidade e nosso corpo de acordo com os conteúdos alimentados através dos pensamentos cultivados na mente, e das atitudes que direcionam as nossas ações. A alma carregada de toxinas mentais descarrega no corpo energias tóxicas que somatizam em doença se não forem adequadamente modificadas; quando suprida de amor transborda no corpo em saúde, harmonia e paz, que resulta em prosperidade. 

A alma é imaterial, por isso não a vemos nem tocamos, mas sentimos através dela as necessidades do espírito. Como ela é criadora da mente e das emoções, é observando nossos sentimentos, sejam eles de que natureza forem, que encontramos a orientação que vem dela para a nossa evolução. Ela é uma espécie de personalidade na qual nos desenvolvemos, e agrega todos os conhecimentos adquiridos através de todas as nossas experiências, em todas as dimensões, e exerce poder sobre o corpo dando-lhe o molde a partir do que imprime no corpo etérico. É o milagre esquecido, invisível e aparentemente intangível, nos parece também distante e separada do mundo material; na verdade é a criadora do corpo. Cada um de nós é alma tornada corpo. O que mais poderia animar e dar ao corpo um sentido tão amplo, um propósito, inteligência e criatividade? Somente o aspecto sagrado de nossa natureza, a nossa alma.

O caminho estreito que nos conduz ao autoconhecimento se abre na percepção da luz espiritual, que é consciência e inteligência, quando aceitamos as regras da alma e buscamos conhecimentos e praticamos atitudes que agregam a ela valores nobres, como ética, bondade, solidariedade, amor, compaixão. A alma não é uma coisa que nasceu pronta. Ela era simples e coletiva quando transitávamos pelo reino animal, mas ganhou qualidade individual e complexidade ao atravessarmos a fronteira para o humano, e se desenvolve com os conhecimentos acrescentados através de estudos, atitudes positivas, disciplina, meditação e oração. Mas não é só isso. Uma alma pode não ter só qualidades boas. Ela é apenas alma, e o que acrescentarmos a ela fará a diferença. O aprimoramento de nossa alma passa pela atenção meditativa que damos aos nossos sentimentos, e por uma destinação adequada aos pensamentos associados a eles. Pensamentos movem sentimentos, que alimentam mais pensamentos num circulo vicioso ou virtuoso de acordo com a qualidade deles.

Na esfera da alma percebemos a nossa realidade e sentimos nossas necessidades fundamentais para a nossa evolução. Ela estabelece a comunicação entre o espírito, o corpo e o mundo, através dos sentidos físicos. Animadora da vida no corpo, a alma se estende para além dele e nos coloca em contato com outras realidades e dimensões também, através dos sentidos do espírito, como a intuição, o mais conhecido e desenvolvido por nós.

Luìz Trevizani