Estudo dos Números em Quatro Planos

Para facilitar o estudo dos números e seus significados, optamos por abordá-los em quatro planos, cada um refletindo um aspecto essencial, conforme descrito a seguir:

1. Plano dos Fundamentos Estruturais

Composto pelos números 1, 2, 3 e 4, este plano representa os fundamentos da existência. Ele forma a base estrutural das manifestações das formas no plano material e define a estrutura da personalidade humana em seus quatro corpos, descritos, no contexto da Numerologia Cabalística, pelos números de expressão, impressão, motivação e talento oculto. A personalidade é o veículo de manifestação da individuação da consciência, muito bem representado por esses quatro números, cuja soma é 10, com redução para 1 (1+2+3+4=10/1). A personalidade 4 contém a individualidade 1.

O Número 1 representa o princípio, a unidade, a ideia, a origem e o ponto de partida de tudo. É a unidade primordial que se desdobra nos demais números. O Número 1 é a unidade extraída do zero, ou seja, o princípio criador a partir da ordenação dos elementos desordenados contidos no zero infinito, o abismo caótico. Tudo parte da unidade, desdobra-se na dualidade e multiplica-se ao infinito, para então retornar à unidade, completando-se no círculo cósmico.

O Número 2 representa o pensamento, a razão, a dualidade e as polaridades, refletindo a interdependência dos opostos. A dualidade é o padrão universal mais recorrente e harmonioso com a nossa realidade. A linguagem dos computadores, composta pela dualidade binária de zero e 1, transcende os limites do nosso planeta e sistema solar, indicando ser a base da comunicação do universo, ou talvez até mais que isso. A dualidade é mais do que uma simples divisão da unidade; é uma proposta evolutiva da existência em nosso plano, envolve o retorno à unidade através do esforço e das lutas que extraem dos contrastes mais luz para a consciência.

O Número 3 representa a forma, a imaginação, a criatividade, as trindades e o ternário das formas no plano mental (ideia, pensamento, forma). A partir da ideia, elaborada pelo pensamento, surge a forma, a primeira imagem completa, representada por um triângulo que simboliza a equação fundamental da criação – um elemento ativo, um elemento passivo e um elemento neutro gerado. O Número 3 representa a forma criada no plano mental – a forma-pensamento ou imagem-pensamento. Esse processo criativo resultado da imaginação, ou seja, da ação criada pela interação dos três corpos – físico, astral e mental. Em outros termos, toda criação depende de uma ação física, emocional e mental.

O Número 4 representa a estrutura, a materialidade e o quaternário da manifestação da forma (ideia, pensamento, forma, manifestação). Simboliza os quatro elementos e a concretização das formas mentais no plano material. A partir da forma gerada no plano mental, acrescenta-se mais uma unidade, e o triângulo se abre para dar origem ao quadrado, representando sua manifestação no plano material. Assim, temos o quaternário formado e completo – ideia, pensamento, forma e manifestação. O Número 4 representa o quarto elemento na composição da personalidade, formada pelos quatro corpos – físico, astral, mental e causal. Compreendemos, assim, que toda manifestação no plano material resulta da união entre a atitude, o pensamento, a imaginação e o trabalho construtivo, simbolizado pelo número 4.

2. Plano da Vida, Alma e Consciência

Formado pelos números 5, 6 e 7, este plano aborda a dinâmica da vida, da alma e da consciência. Neste plano, observamos outro fenômeno interessante, assim como ocorreu no primeiro plano, em que a soma dos números retorna à unidade (1+2+3+4+5+6+7=28/10=1); porém, agora no plano completo da gênese, o plano setenal que rege a evolução no mundo, e que remete novamente à unidade primordial que está no centro de todas as formas de manifestação da consciência nos planos material, astral e espiritual.

O Número 5 representa a vida, a quintessência, o quinto elemento e o movimento. Ele representa a alma que confere vitalidade e dinamismo à existência. A vida é o movimento da consciência, desde suas manifestações mais rudimentares até os sistemas inteligentes mais elevados e complexos. No núcleo da vida está o que chamamos de alma, um campo formado por inteligência e consciência, cuja função é direcionar a vida em suas formas de manifestação na natureza e guiar seu caminho evolutivo. A estagnação desse processo seria catastrófica, conduzindo à entropia. Por isso, o número 5 atua como o agitador, movimentando e transformando tudo o que tende à inércia e à estagnação.

O Número 6 representa o ser humano dotado de destino, livre-arbítrio e carma. Reflete equilíbrio e harmonia, bem como a perfeição da obra divina. O número 6 simboliza o modelo mais harmonioso de um projeto humano, ainda não completo e distante da perfeição, mas em vias de se completar no número 7. Em sua representação arquetípica, o 6 manifesta a união entre o que está acima e o que está abaixo, estabelece que o ser humano é uma criação da inteligência suprema, concretizada pela obra das hierarquias espirituais. Essa conexão se torna ainda mais evidente na forma escrita do número 6, que apresenta um traço descendente culminando em um círculo na base.

O Número 7 simboliza a consciência em seu despertar, a introspecção e a busca pela verdade. Representa a completude da obra divina e o caminho do autoconhecimento. Se o número 6, em sua forma escrita, indica algo que veio de cima e se consolida abaixo, o número 7 nos convida a olhar para cima, reconhecendo que nossa origem vem de lá. Ele representa a consciência que desperta e segue seu caminho evolutivo, manifestando os atributos divinos que o ser humano recebeu. A busca pela perfeição da obra divina agora depende do esforço humano e do trabalho de autorrealização. O número 7 reflete o plano evolutivo do mundo, talvez do universo, ou, quem sabe, do plano cósmico.

3. Plano da Evolução Espiritual

Composto pelos números 8 e 9, este plano explora os estágios da evolução espiritual e da ética. O plano de criação está completo no número 7; entretanto, é necessário que exista um projeto evolutivo para essa obra, e ele se delineia nos números 8 e 9. Neste plano, as somas resultam em 9 e não retornam mais ao 1 como nos dois planos anteriores – 1+2+3+4+5+6+7+8=36/9 e 1+2+3+4+5+6+7+8+9=45/9.

O Número 8 reflete ética, poder, progresso e justiça. Representa o processo essencial da evolução espiritual do ser humano – tornar-se justo e ético, alinhando-se com o Criador. O número 8 estabelece a equanimidade entre o plano espiritual e o material, equilibrando poder e justiça, amor e ética, para o progresso da humanidade. Nada escapa ao olhar atento do julgamento da consciência, e o número 8 nos avisa que nossas escolhas terão retorno de acordo com a forma como são feitas. Ao equilibrar o espiritual e o material, o número 8 indica o caminho a ser seguido pela consciência em busca da sabedoria e em direção à sua iluminação.

O Número 9 simboliza a sabedoria que ilumina a consciência. Representa a expansão da consciência e o desenvolvimento da inteligência em harmonia com o amor. O número 9 simboliza o ápice da jornada evolutiva e o retorno ao plano de origem. Em sua forma escrita, agora inversamente ao número 6, vemos um traço partindo de baixo e culminando em um círculo acima. Este é o número de maior complexidade para o ser humano, pois ainda está distante de ser plenamente realizado, e muitas idas e vindas ao plano terreno ainda serão necessárias para alçarmos definitivamente o voo final às alturas da consciência plenamente iluminada. Sua complexidade deriva das dificuldades que ainda temos para compreender seu significado; portanto, o problema não está no número 9, mas na equação que ainda não conseguimos resolver.

4. Plano da Regeneração da Consciência

Este plano, composto pelos números 11 e 22, trata da transformação e regeneração da humanidade:

O Número 11 representa o compromisso e a dedicação ao processo de regeneração da humanidade. Ele simboliza a inspiração e a visão elevada que impulsionam a busca por transformação, restaurando e elevando a consciência que se encontra imersa na matéria. O Número 11 reflete o esforço para transcender limitações materiais, guiando o ser humano a uma conexão mais profunda com o propósito divino e o despertar espiritual.

O Número 22 simboliza o comprometimento com a regeneração da humanidade em uma escala mais ampla, transcendendo barreiras geográficas e culturais. Ele amplia o conceito de regeneração ao trazer uma visão global e pragmática, unindo idealismo com ação concreta. O número 22 representa a capacidade de transformar grandes ideias em realizações tangíveis, com uma influência mais abrangente e objetiva, voltada para a construção de uma humanidade mais elevada e harmoniosa.

Espalhe a idéia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros Conteúdos Para Você