Número 4

Quatro é o número da solidez e da estabilidade. Sua propriedade especial é a do primeiro quadrado perfeito, porque é o produto de 2 multiplicado por si mesmo, e qualquer número multiplicado por si mesmo é uma raiz quadrada e o produto é um quadrado perfeito. Os significados do número 4 são mostrados assim pelos Egípcios Antigos:

  • Nun, o caos da pré-criação possui características que foram identificadas com 4 pares de poderes ou forças primordiais. Cada par representa o gênero dual primitivo gêmeo, os aspectos masculino e feminino. Os 4 pares se equivalem às 4 forças do universo – força fraca, força forte, gravidade e eletromagnetismo.
  • Os Egípcios Antigos tinham 4 centros de ensino cosmológico – Heliópolis, Memphis, Tebas e Khmunu. Cada centro revelou um dos princípios, fases ou aspectos da Gênesis.
  • Eles usavam os 4 fenômenos simples (fogo, água, ar e terra) para descrever os papéis funcionais dos 4 elementos da matéria. A água é a soma formando o princípio composto do fogo, terra e ar.

Nun era entendido como sendo a água líquida primordial que contém todos os elementos do universo.  Segundo Plutarco, em sua Moralia Vol V:

“Para a natureza da água, sendo a fonte e a origem de todas as coisas, criou-se fora de si três substâncias materiais primordiais – a terra, o ar e o fogo.

“Os Egípcios simplesmente dão nome de Osíris a toda a origem e faculdade criadora da unidade, acreditando ser esta a causa da geração e da substância produtora de vida das sementes; o nome de Seth eles dão para tudo o que é seco, ardente e árido em geral, e antagônico à unidade. Assim os Egípcios consideram o Nilo como a efusão de Osíris, assim eles mantêm e acreditam que a terra seja o corpo de Isis, não todo ele, mas o suficiente dele, como as coberturas do Nilo, fertilizando-o e se unindo com ele. Desta união fazem Hórus nascer. O todo – conservando e fomentando Horus, o qual é a têmpera sazonal do ar circundante. A usurpação e a intriga insidiosa de Seth, dessa forma, é o poder de seca, que ganha o controle e dissipa a umidade, a qual é a fonte do Nilo e de sua subida”.

O 4 é o número que caracteriza a harmonia das formas, a concretização dos projetos idealizados e executados com dedicação, esmero e disciplina. É o número dos quatro elementos – terra, água, ar e fogo. Também das quatro letras hebraicas que formam o nome de Deus, Yod, He, Vau, He – I.H.V.H. ou Jeovvah. Representa a consumação e a manifestação da luz na matéria. Caracteriza as quatro pontas da cruz e suas quatro direções opostas – vertical para cima e para baixo e horizontal para a direita e para a esquerda; os quatro pontos cardeais, que também são quatro direções, as quatro estações do ano, as quatro faces da personalidade humana.

O número 4 é da perseverança, da resistência, da firmeza e do propósito, da realização das esperanças, das regras, dos poderes e da vontade.

Simboliza as estruturas, a materialização como efeito da ação objetiva da ideia, do pensamento, da razão e da imaginação, o trabalho efetivo, os limites da ordem, da moral e da organização, as ciências exatas.

É o número representativo da constituição da personalidade humana, pela Numerologia Cabalística, constituída por motivação, impressão, expressão e talento oculto; no estudo da psicologia esotérica, constituída de corpo físico, corpo energético, corpo emocional e corpo mental. A personalidade é representada pelo quadrado, sobre o qual se assenta o triângulo representativo da constituição espiritual do ser humano.

Muitos numerólogos o consideram restritivo e antipático e até recomendam seja evitado sempre que for possível sob a alegação de que atrai dificuldades e sacrifícios, no entanto, o número 4 guarda estimável beleza equilibrando força e sensibilidade, receptividade e atividade, atributos essenciais para se manter a ordem e a disciplina na efetivação dos planos e projetos.

O número 4 representa a efetividade e a praticidade, por isso, tudo precisa estar em ordem dentro das quatro linhas das bases estruturais, e os argumentos precisam ser provados através dos elementos físicos palpáveis, porquanto argumentos por si só não resolvem. Ele é o principal agente concreto das estruturas materiais do mundo e da vida – o quadrado básico das formas estruturais de sustentação e equilíbrio.

O poderoso número 4 tem capacidade de materializar as ideias originadas na mente criativa do 3. Ele representa a execução dos projetos, tal como a engenharia de construção que ergue o edifício seguindo ao projeto arquitetônico. Sua robustez faz com que se torne um número pouco simpático aos que sonham com inovações e aventuras. Mas isso não significa que ele seja um número avesso a novidades, apenas exige que elas sejam comprovadas antes de ser aceitas e adotadas.

O número 4 manifesta estabilidade e segurança; é o símbolo da ordem.