Número 6

O número 6 cúbico forma a estrutura para a realização das potencialidades – o tempo e o espaço. O número 6 é considerado o número do mundo. O número 5, ao tornar-se 6 cria o espaço e o tempo. Sua propriedade especial é a de ser o primeiro número perfeito:

  • 6 ÷ 3 = 2;
  • 6 ÷ 2 = 3;
  • 6 ÷ 6 = 1
  • Somando os resultados 3 + 2 + 1 = 6.

O número 6 não é autocontínuo como o 5. Seu prolongamento é:

  • 6x6=36;
  • 36x36=1296...

O número 6 se conserva, mas não é derivado de si mesmo, enquanto o número 5 é, como vimos acima.

Seis é o número cósmico do mundo material, por isso representa o espaço e o tempo:

  • Tempo – Para os Egípcios Antigos, nada tem a ver com a cronometria, era baseado no número 6 e seus múltiplos – um dia é 24 (6x4) horas, composto por 12 (6x2) horas dia e 12 (6x2) horas noite. A hora é 60 (6x10) minutos, e o minuto é 60 segundos. O mês é de 30 dias (6x5). O ano tem 12 meses (6x2), e o grande ano cósmico tem 12 eras zodiacais.
  • Espaço – Tem 6 direções de extensão: Para cima e para baixo, para frente e para trás, à esquerda e à direita. O cubo é uma figura de 6 lados perfeita e era usado no Egito Antigo como símbolo do Espaço.

O número 6 é duas vezes 3, portanto, é  a imagem das relações que existem entre o céu e a terra. O seu signo hieroglífico correspondente é o hexagrama, a estrela de seis pontas, que é formada por dois triângulos entrelaçados – um com a ponta para cima e outro com a ponta para baixo. Representa o dogma da analogia, o axioma gravado sobre a tábua de esmeraldas de Hermes – O que está em baixo é análogo ao que está em cima.

Simboliza a harmonia no âmbito familiar e das relações humanas; o bem-estar na mais elevada de suas expressões – a sociedade. É o número do mundo e do ser humano. Considerado como o número da família, precisamos entender que ele representa a ambientação familiar e o bem-estar, porém, o número que representa a constituição da família é o 3 – pai, mãe e filho, cuja some é 6 (1+2+3=6). Portanto, no que diz respeito ao ser humano no mundo se relaciona ao número 6. Na Gênesis bíblica, na sexta era da Criação, descrita simbolicamente como o sexto dia, consta a Criação do homem à semelhança do Criador.

A simbologia do número 6 é rica de atributos relacionados com o bem-estar do ser humano, do ambiente social e do meio ambiente – saúde, nutrição, conforto, beleza, arte, acolhimento, cuidado, estética, ética,  responsabilidade, preservação, educação. O número 6 representa a responsabilidade coletiva como uma grande e única família. O exagrama, a estrela de seis pontas formada por dois triângulos entrelaçados reflete o conceito de que somos todos um, todos entrelaçados em um só organismo social sendo cada um responsável pelo bem ou pelo mal do todo. Reflete ainda, que fomos criados para o mundo material e no mundo evoluímos para retornar ao mundo espiritual.

O número 6 desperta o senso de responsabilidade nas relações humanas.